Cooperativismo
O Cooperativismo é um sistema de cooperação que apesar de inserido no capitalismo, é reconhecido como um sistema mais adequado, participativo, democrático e mais justo para atender às necessidades e os interesses específicos dos trabalhadores. O crescimento desses empreendimentos tem sido significativo e vêm chamando a atenção das Universidades e dos poderes públicos municipais e estaduais, que passam a apoiá-los. Pretende-se neste trabalho demonstrar alguns princípios básico de cooperativismo, como funciona e um breve histórico
2.O que é Cooperativismo Popular.
O cooperativismo popular é uma releitura da ideologia cooperativista, criada no século XIX, na Europa, em defesa de um modelo de produção e de sociedade que se contrapõe a exploração do modelo capitalista. Tal como o cooperativismo, que surgiu em consequência da revolução industrial, seu desenvolvimento ocorre, no Brasil, nos anos 1990, em resposta ao modelo econômico então implantado - terceira revolução. Nesse contexto, buscou-se promover a mobilização e a formação de lideranças para gerar trabalho e renda e possibilitar a transformação da realidade social excludente.
O que diferencia as Cooperativas Populares de outras experiências de organização sócio-econômica cooperativista é fundamentalmente a situação de exclusão vivenciada por seus associados, assim como a predominância de um modelo de gestão democrático e participativo, mais voltado para o bem comum do que para o lucro.
3. Princípios básicos de cooperativismo popular
3.1 Adesão livre e voluntária
As cooperativas são organizações voluntárias abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócios, sem discriminação de classe social, racial, política, religiosa e sexual (de gênero).
3.2 Preocupação com a comunidade
As cooperativas devem trabalhar para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades através de políticas aprovadas