Cooperativas
Cooperativa é uma associação autônoma, sem fins lucrativos, de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer desejos e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente administrada. Uma cooperativa pode adotar qualquer gênero de serviço, operação ou atividade, sempre com o objetivo de eliminar intermediários, baratear custos e diminuir preços. As cooperativas estão reguladas pela Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das cooperativas.
Qual a função da cooperativa? Buscar fontes de trabalho e renda para os sócios cooperados; contratar benefícios que atendam às necessidades dos associados; capacitar os associados; desenvolver e disponibilizar cursos de aperfeiçoamento profissional e de Educação Cooperativista para os associados e familiares; promover as melhores condições de trabalho possíveis e promover a Filosofia Cooperativista.
Qual a estrutura de uma cooperativa?
As cooperativas são organizações democráticas controladas por seus sócios os quais participam ativamente no estabelecimento de suas políticas e na tomada de decisões. Homens e mulheres eleitos como representantes, são responsáveis para com os sócios. Nas cooperativas singulares (cooperativas formadas por no mínimo 20 pessoas) os sócios têm igualdade na votação (um sócio um voto).
A estrutura organizacional é o que define como se darão as relações entre os cooperadores bem como as relações institucionais da cooperativa com os diversos fatores da sociedade: outras cooperativas, empresas privadas, poder público, instituições públicas etc.
Assembleia Geral é o órgão da cooperativa que, conforme o prescrito na legislação e no Estatuto Social, tomará toda e qualquer decisão de interesse da sociedade. Além da responsabilidade individual, o cooperado tem a