Cooperativas
As Sociedades Cooperativas estão reguladas pela Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das Cooperativas.
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesse comum, economicamente organizada, de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Menos burocratizadas que as empresas, as cooperativas, no entanto, têm alguns deveres como a constituição de um estatuto, com o detalhamento das regras da associação, além de assembléias regulares documentadas em atas. As cooperativas devem também se registrar na Junta Comercial do Estado que atua e na Receita Federal. Normalmente, são sustentadas pelas taxas administrativas. Outra obrigação das cooperativas é manter um Fundo de Reserva para ampliação da própria associação ou de seus projetos.
2. OBJETIVOS
2.1 Geral
Destacar a importância de investimento na criação de cooperativas, reafirmando a necessidade da união para a sustentabilidade de um todo.
2.2 Específicos
• Identificar as principais necessidades do produtor.
• Analisar as cooperativas como uma alternativa viável de saída para nivelar a competitividade com os grandes produtores.
• Reconhecer a cooperativa (cooperativismo) como forma independente de sustentabilidade.
3. PROBLEMATIZAÇÃO
A proposta de se criar uma cooperativa é pelo fato de que os pequenos produtores não possuem ferramentas necessárias para competirem com os grandes produtores. Faltam-lhe recursos de suma importância para um bom desenvolvimento da produção, tais como maquinários e mão de obra.
4. HIPÓTESES
Destacar que um dos principais fatores de crescimento da nossa economia está no aquecimento do consumo interno do país. Entre as várias oportunidades disponíveis no