Cooperativas de consumo
LUANA GUEDES DENARDI
COOPERATIVAS DE CONSUMO
Videira
2014
COOPERATIVAS DE CONSUMO
Cooperativas são organizações de cooperação voluntária concebidas como modelo alternativo à concorrência capitalista.
Cooperativa de consumo é uma Sociedade civil comercial sem fins lucrativos.
Sua finalidade é viabilizar e desenvolver atividades de consumo, produção, crédito, prestação de serviços e comercialização de acordo com os interesses de seus cooperados.
O objetivo social de uma cooperativa de consumo é a defesa econômico-social dos seus associados, por meio de ajuda mútua e, para o cumprimento das suas finalidades, opera, basicamente, na aquisição de gêneros alimentícios, artigos de limpeza e uso pessoal, fornecendo-os aos seus associados, podendo diversificar o atendimento, por exemplo, montando um posto de combustíveis ou uma rede. Quanto maior o capital formado pelas quotas-parte, maior será a diversificação dos itens que atenderão o cooperado.
O que diferencia a cooperativa de consumo de um supermercado ou similar é a importância do associado que, ao subscrever quotas de participação quando da sua admissão, assume o papel de dono dessa sociedade. Portanto, na cooperativa de consumo, deixa de exercer apenas o papel de mero comprador, passando a colaborar com o seu resultado final.
Histórico das Cooperativas de Consumo
A OCESC representa todos os ramos das atividades cooperativistas, como órgão representativo do Sistema Cooperativo Estadual e Técnico Consultivo do Governo e outras instituições nacionais e internacionais.
Os principais objetivos são:
- realização de estudos e proposição de soluções;
- promoção da divulgação da doutrina cooperativista;
- fomento e criação de novas cooperativas;
- estimulo ao fortalecimento do sistema de representação do cooperativismo;
- assistência geral ao cooperativismo;
- prestação de serviços de ordem técnica em nível de