Cooperativas Agropecuárias Brasileiras
Cooperativas Agropecuárias Brasileiras.
Luiz Carlos Rubim Facco Filho
Fernando Barros Reis
Trabalho apresentado, como parte das exigências para do CURSO DE POS-GRAGUAÇÃO em Agronegócio.
Brasília – DF
Abril de 2014
UPIS – Faculdades Integradas
Departamento de Pós-Graduação em Agronegócio
Endereço: SEPS 712/912, Conj. A - Asa Sul
- CEP 70390-125 Brasília (DF) Brasil
Endereço para correspondência:
SEP/Sul Eq. 712/912 Conjunto A
CEP: 70390-125 Brasília (DF) Brasil
Fone/Fax: (0XX61) 3488-9909 www.upis.br 1. Resenha – Gestão Estratégica e reformas nas Cooperativas Agroindustriais Brasileiras.
O cooperativismo possui grande relevância para a economia brasileira, na medida em que atua apoiando o desenvolvimento econômico e social, principalmente das pequenas propriedades rurais. As cooperativas agropecuárias atuam no fomento e na comercialização dos produtos agrícolas, inclusive implantando novos cultivos e agregando valor aos produtos por meio de complexos agroindustriais. O crescimento dessas organizações, sobretudo pela verticalização de suas operações, tem exigido a busca de fontes de capital para financiar as necessidades líquidas de capital de giro dos seus negócios. Decisões sobre financiamento afetam diretamente a saúde financeira das organizações, à medida que produzem um risco financeiro maior. Portanto é relevante uma investigação sobre as fontes de financiamento das necessidades líquidas de capital de giro para as cooperativas agropecuárias, sendo este o objetivo primordial do artigo.
Este novo ambiente de negócios conduz as cooperativas a um momento de reflexão, em que seus dirigentes percebem os novos