cooperativa
A organização social de qualquer comunidade ou sociedade reflete o equilbrio que se processa entre essas forças.
A forma pela qual esses processo sociais se apresentam em diferentes sociedades é afetada pela cultura e pelo tipo de organização econômica dominante.
F – A medida que uma sociedade se diferencia, e é aprofundada a divisão do trabalho, torna-se cada vez necessário o desenvolvimento de formas para não garantir o trabalho associado.
Como conceito institucional, é concretizada na forma organizacional cooperativa.
A cooperativa é dependente do conjunto de meios materiais e financeiros em torno dos quais se dará a organização das relações de produção.
Como conceito institucional COOPERAÇÃO se refere a uma instituição ou organização , que é denominada cooperativista.
F- A organização cooperativista se baseia essencialmente no acordo obrigatório de vontades individuais para alcançar objetivos de emancipação e de expansão econômica e social.
COOPERATIVAS
Possuem instalações físicas similares
Executam funções semelhantes e necessitam orientar se por praticas administrativas, financeiras e operacionais idênticas a outros empreendimentos econômicos de mesma natureza.
F- Não são normatizadas por leis especificas
Normas legais próprias aos negócios a que se dedicam
F- Seus cooperados não dirigentes que estabelecem politicas para o desenvolvimento empresarial e contratam gerentes para a administração das atividades do dia a dia empresarial.
Falsa OS FINS DA ORGANIZAÇÃO NÃO POSSUEM DINAMICA PROPRIA E CORRESPONDEM A INTERAÇÃO DOS FATORES OPERANTES NO SISTEMA SOCIAL.QUESTIONARIO SOBRE COOPERATIVISMO
1) Sobre a estrutura cooperativa quais são os dois elementos definem o caráter de uma organização?
Os fins para os quais foi criada e os meios