Cooperativa de catadores
A criação e fortalecimento de cooperativas de reciclagem é uma das frentes de trabalho do Instituto Walmart voltada para a criação de negócios inclusivos.
Um dos projetos de destaque nessa área aconteceu ainda em 2008, quando o Instituto Walmart apoiou a empresa no desenvolvimento do projeto Estação de Reciclagem, em parceria com o Instituto Akatu e o Instituto Coca Cola Brasil, com suporte técnico do Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), organização dedicada à promoção da reciclagem com gerenciamento integrado do lixo.
A parceria permitiu a criação de um sistema de apoio a 80 cooperativas de catadores para reciclagem de resíduos, com a instalação de postos de coleta de metal, plástico, papel, vidro e óleo de cozinha em mais de 300 lojas da rede Walmart Brasil, beneficiando diretamente 50 cooperativas e gerando renda a 2.500 catadores. O diferencial é que, além da oportunidade de geração de renda, o Instituto Walmart deu atenção à capacitação profissional e treinamento das cooperativas, contribuindo para aprimorar o trabalho de coleta e processamento de materiais.
Nesse processo, o Instituto acompanhou outras cooperativas pelo Brasil que hoje estão estabelecidas, empoderadas e caminham de maneira independente. Ao mesmo tempo em que promovem alternativas de trabalho para pessoas de baixa renda, essas iniciativas têm ajudado a sensibilizar consumidores e comunidade para importância da reciclagem de resíduos.
Confira os projetos ligados ao programa de apoio às Cooperativas de Catadores.
PESQUISA: http://www.iwm.org.br/causas/geracao-de-renda/catadores/
Cadeia de ReciclagemDestinar adequadamente os resíduos urbanos é um dos maiores desafios da gestão pública em todo o País. Para ajudá-los nessa importante tarefa, os municípios têm nos catadores de recicláveis, importantes aliados. Por sua vez, esses homens e mulheres, encontram na atividade sua fonte de renda e contribuem com a preservação do meio ambiente e com o