Cooperar 170408
636 palavras
3 páginas
O que fazer afinal: ‘cooperar para crescer’ ou ‘competir para sobreviver’?Após leitura e reflexão dos textos sugeridos percebo que as duas questões apresentadas:
‘cooperar para crescer’ ou ‘competir para sobreviver’ são complementares. Olhando as duas afirmações sobre as lentes de Fleck e os dois motores do crescimento corporativo, concordo com a afirmativa cooperar para crescer, embora considere que competir também seja um aspecto muito importante.
Como pudemos avaliar através dos textos, a competição pode ser desencadeada pela cooperação entre empresas na busca de redução de custos e que acabam favorecendo a padronização da indústria e conseqüente homogeneização dos produtos/serviços. Tal homogeneização leva à competição pela escassez de recursos gerando crescimento da indústria como um todo.
Grande atenção deve ser empregada ao tema competição, pois a mesma se acirra (ainda no motor de co-evolução descrito acima) exatamente quando a padronização da indústria gera a homogeneização de seus produtos/serviços.
Esse é o momento em que a empresa deve buscar diferencial competitivo que atue como mecanismo de reforço da ação de um motor de crescimento contínuo, caso contrário, pode estar assinando seu atestado de óbito.
Impossível resistir à vontade (eu diria quase necessidade) de olhar a Oi pelos olhos da teoria de Fleck. Para isso achei interessante elaborar o esquema de funcionamento dos dois motores de crescimento corporativo (Figura 1) na indústria de telecomunicações aqui representada pela Oi.
Interessante destacar como funciona o motor de co-evolução. Esse motor passou a atuar no setor de telecomunicações quando sua privatização acelerou a demanda e a necessidade de seu atendimento levando a escolha de uma tecnologia que permitisse maior flexibilidade no atendimento aos clientes que a utilizada naquele momento.
A Oi foi a primeira a utilizar a tecnologia GSM no Brasil e acabou provocando a decisão de escolha dessa mesma tecnologia pelas outras operadoras. Para