convulsao
As convulsões são contrações incontroláveis dos músculos. Elas duram poucos minutos, são contrações fortes, com movimentos desordenados e em geral, acompanhados de perda de consciência.
É comum a recuperação dos sentidos, não apresentando maiores problemas, até cinco minutos. Se persistir por tempo maior, deve-se pedir ajuda médica.
Geralmente, durante a convulsão, além da contratura desordenada da musculatura, há salivação abundante, ás vezes, eliminação de fezes e urina. A queda da vítima é quase sempre desamparada, podendo ocorrer ferimentos.
Como proceder?
• Proteja a cabeça da vítima.
• Afrouxe-le as roupas. Deixe-a debater-se livremente.
• Evite a mordedura da língua, colocando um lenço dobrado entre as arcadas dentárias. Nunca coloque algum objeto entre os dentes da vítima. Ela pode quebrá-los. Cuidado para não ter seus dedos mordidos com violência.
• Uma vez sem a convulsão, mantenha a vítima em repouso.
• Após a convulsão, é comum a sonolência. Deixe-a dormir.
• Oriente a vítima a procurar um médico.
Evite comentários sobre atendimento à vítima de convulsão durante e após o socorro.
Antes do ataque, a pessoa pode saber que vai ocorrer. É conhecido como "aura". Ela refere sentir cheiro ou gosto estranho, algumas vezes pode ter alucinações visuais ou sonoras. A vítima, muitas vezes, anuncia que a crise está para ocorrer.
Em crianças de até quatro anos a convulsão é provocada, geralmente, pela febre alta. Para baixar a febre, dê um banho morno de imersão de mais ou menos 15 minutos. Mantenha a criança sem roupa e passe uma esponja ou um pano com água morna pelo corpo dela inúmeras vezes. A evaporação faz baixar a febre. Nem por isso, deixe de procurar auxílio médico.
Infarto Agudo do Miocárdio (Infarto do Coração)
O infarto é um alesão no músculo do coração causada pela obstrução de uma artéria coronária. As coronárias são as responsáveis pela irrigação do músculo cardáiaco. Quando