Convide seus amigos
Cuidados intensivos com pacientes com IRA ( Insuficiência Renal Aguda ) .
Técnicas variadas e métodos contínuos para maior estabilidade e bem-estar do paciente .
Unip – Campus Vergueiro / 4 º Semestre
22/04/2014
Métodos dialíticos
Cuidados intensivos com pacientes com IRA ( Insuficiência Renal Aguda )
Quando falamos de métodos dialíticos , estamos nos referindo aos cuidados intensivos com pacientes com Insuficiência Renal Aguda (IRA) com o objetivo de depurar as diferentes substâncias que são acumuladas no organismo em decorrência, ou mesma causa, da falência da função renal. As técnicas são variadas , onde os métodos contínuos representam um grande avanço no tratamento dos doentes , sobretudo pela grande vantagem da possibilidade de uma maior estabilidade hemidinâmica e um porte nutricional e eficaz .
DIÁLISE
A diálise é um processo artificial que serve para retirar, por filtração, todas as substâncias indesejáveis acumuladas pela insuficiência renal crônica. Isto pode ser feito usando a membrana filtrante do rim artificial e/ou da membrana peritoneal. Ou seja , os pacientes que, por qualquer motivo, perderam a função renal e irreparavelmente atingiram a fase terminal da doença renal têm, hoje, dois 3 métodos de tratamento, que substituem as funções do rim: Hemodiálise , Diálise peritonial e Transplante renal .
Por tanto , considera-se que são 3 os tipos fundamentais de métodos de diálise :
Hemodiálise
Diálise peritonial
Transplante renal
HEMODIÁLISE
Refere-se á difusão de moléculas de solutos atráves de uma membrana semipermeável, passando do lado com uma concentração mais alta para uma concentração mais baixa . A diálise tem por finalidade preservar a vida e o bem estar do paciente. É um substituto para algumas funções excretórias renais, porém não substitui as funções endócrinas e metabólicas dos rins.
Na hemodiálise, é usada uma membrana dialisadora, formada por um conjunto de tubos