Conversão c.a - c.c
TENSÃO E CORRENTE CONTINUA
Rafaelle das Graças Pimenta Júlio – RA: 31223951
Curso de Engenharia Civil - UNA
Eletrotécnica - ENC2AN-RJA – Prof.ª: Dayse Nascimento Anselmo
Introdução
Todas as redes de transmissão e distribuição de energia elétrica utilizam geradores do tipo tensão C.A, entretanto para carregadores de bateria, aparelhos a base de processos eletrolíticos e sistemas eletrônicos (rádios, computadores, telefones, etc.) é fundamental que a fonte de energia seja uma fonte de tensão C.C.
Para esses casos é necessário converter tensão e corrente alternada em tensão e corrente contínua (Conversores C.A-C.C).
Já a tensão alternada troca de polaridade constantemente, provoca nos circuitos um fluxo de corrente que varia com o tempo, alterando seu sentido.
A mais importante das tensões C.A é a senoidal, em geral de 220V ou 110V, uma vez que a distribuição de energia elétrica é f eita através dela. O uso dessa corrente alternada em residências é comum em todo o mundo.
Sendo assim, o trabalho tem como objetivo descrever os tipos de tensões e correntes, f alar sobre o motivo da utilização de tensão
C.A nas redes de transmissão e apresentar o conversor C.A-C.C, detalhando seus dispositivos e funcionamento.
Tensão C.A e tensão C.C
A corrente elétrica é constituída pelo movimento de carga em um determinado intervalo de tempo.
Uma tensão contínua provoca nos circuitos um fluxo de corrente constante no tempo, que circula sempre no mesmo sentido chamada corrente contínua. Existem muitos usos comerciais para a C.C, como no flash de máquinas fotográficas e fontes de alimentação para circuitos eletrônicos.
Por que as usinas distribuem tensão C.A?
As usinas de distribuição são afastadas das cidades e o transporte de tensão alternada é mais econômico do que o de tensão contínua, isso ocorre até mesmo nas distribuições dentro das próprias cidades. E com o auxílio