conversão de separação em divórcio
Distribuição por dependência ao processo nº
nome, brasileira, separada, portadora da cédula de identidade de RG sob o n.º SSP/SP, cadastrada no CPF/MF sob o n.º , residente e domiciliada na Rua, por sua advogada e bastante procuradora, infra-firmatária, a qual possui escritório profissional na rua, vem, à presença de V. Exa. propor a presente:
AÇÃO DE CONVERSÃO DE SEPARAÇÃO JUDICIAL EM DIVÓRCIO, em face
J, brasileiro, podendo ser encontrado na Rua pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos:
DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS
Em data de, por sentença proferida nos autos da ação de separação consensual, processo nº, já transitado em julgado, tiveram a requerente e o requerido a sua sociedade conjugal dissolvida e, consequentemente, decretada a separação judicial, conforme averbação anexa. Naquela oportunidade, o termo de acordo entre ambos firmado, dispondo sobre as condições da separação e pensão alimentícia para a requerente, foram devidamente homologados, conforme cópia de sentença anexa.
Todas as obrigações assumidas em decorrência da separação foram devidamente cumpridas. Dada a alteração promulgada por meio da emenda constitucional nº 66, de 13 de julho de 2010, se faz desnecessário o transcurso de tempo para a consecução do divórcio, embora todas as exigências tenham sido cumpridas.
DA JUSTIÇA GRATUITA
É direito fundamental do homem ter acesso à Justiça. O inciso LXXIV do artigo 5º da nossa Constituição Federal dispõe:
Art 5º, LXXIV - “O Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos.”
A Requerente é carente na acepção jurídica do termo, possuindo dificuldades financeiras que obstam o seu direito de ação. Por essa