Conversor buck
Um conversor buck (conversor abaixador) é um circuito eletrônico utilizado para converter uma tensão cc (corrente contínua) em outra tensão cc de valor mais baixo.
É similar ao conversor boost (elevador) e é um tipo de Fonte chaveada.
Uma forma simples de reduzir uma tensão é usar um divisor resistivo, mas no entanto em relação aos conversores chaveados, dissipam calor na conversão e tem portanto, uma baixa eficiência (um conversor buck bem projetado pode ter mais de 95% de eficiência)
O esquema do circuito buck apresenta a sua configuracão básica.
Usos
Conversores buck são utilizados, por exemplo, para reduzir a tensão das baterias de laptops, (12-24V) fornecendo os poucos volts necessários ao funcionamento dos processadores. Os conversores buck e boost, em todas as suas combinaçôes, isoladas ou não, formam o princípio de funcionamento de outros conversores chaveados existentes (buck-boost, fly-back, forward,etc).
Funcionamento
Conversor Buck.
Quando a chave CH1 está aberta, não há transferência de energia da fonte de tensão (que pode ser uma bateria ou uma outra fonte cc) para o restante do circuito. No passo seguinte, enquanto a chave CH1 está fechada, a corrente flui diretamente através do indutor L1 para a o capacitor C1, que estando em paralelo com o resistor RL, produz sobre ele uma tensão de saída Vs; nesta condição o diodo D1 fica cortado. Quando a chave é aberta , a energia acumulada no indutor força para que continue circulando uma corrente atuando na carga de saída RL.
A diferença entre este conversor e o conversor boost é que o buck entrega a energia diretamente para a saída.
Observe que CH1 está representado como um interruptor ou chave, para simplificar, mas que na prática pode ser substituido por um transistor, MOSFET, TRIAC ou outros dispositivos mais indicados para trabalho contínuo em altas frequências, obviamente dimensionados e com circuitos de proteção, controle de chaveamento, etc.
Projeto do Conversor
Uma maneira de