Conversao
Criado por Pedro Pinto em 13 de Janeiro de 2013 | Categoria: Networking, Notícias | 19 comentários
Na semana passada um leitor lançou-me o desafio para escrever uns artigos sobre os sistema de representação numérica (sistemas de numeração). Nos sistemas digitais/computação é frequente recorrer-se a diferentes sistemas de numeração para proceder à representação da informação digital.
O sistema de numeração decimal (ou na base 10), que usa dez algarismos é sem duvida o sistema mais utilizado por seres humanos e o sistema binário é o mais frequente no mundo da computação, apenas são utilizados os valores 0 e 1 (pois facilita a representação de tensões), no entanto, existem outros como o sistema de numeração Octal, Hexadecimal, entre outros.
Depois da apresentação dos sistemas de numeração Decimal, Binário, Octal e Hexadecimal hoje vamos aprender como converter de Decimal para os outros sistemas de numeração.
Conversão Decimal > Binário
A conversão de decimal para binário (ou seja da base 10 para a base 2), consiste em dividir progressivamente o valor decimal por 2, obtendo-se um resultado e um resto. De referir que o resultado em cada iteração terá sempre o valor de 0 ou 1. Deve-se dividir o número até que o quociente da divisão seja igual a 0 (zero).
Depois de finalizado o calculo, basta agrupar todos os valores (ou seja, os restos de cada iteração) de baixo para cima.
Resultado: 22 (10) > 10110 (2)
Outra forma desta conversão (mais prática) é usando informação da tabela CIDR e atribuindo pesos às potencias de 2. Exemplo para valores até 255.
Conversão Decimal > Octal
A conversão de decimal para octal (ou seja da base 10 para a base 8), consiste em dividir progressivamente o valor decimal por 8, obtendo-se um resultado e um resto. De referir que o resultado em cada iteração terá sempre um valor menor que 7.
Tal como no exemplo anterior, depois de finalizado o calculo, basta agrupar todos os valores (ou seja,