Conversao eletromecanica de energia
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRICA
Conversão Eletromecânica de Energia I
Relatório 1: Determinação da Característica de Saturação de um Gerador de Excitação Independente
Professora: Ivone Turma: 01
1. Objetivo
Medimos os valores de if (corrente de excitação) e E (tensão de saída nos terminais do gerador) de para uma determinada velocidade de rotação e com esses determinamos a característica de saturação de um gerador de excitação independente alem disso observamos o fenômeno da histerese.
2. Preliminares Teóricos
a) Gerador de Excitação Independente
O gerador converter energia mecânica em energia elétrica. Ele é constituído das seguintes partes:
- Armadura ou rotor - montada sobre o eixo da máquina é a parte que parte que gira da máquina, feito de um material ferromagnético envolvido por um enrolamento chamado de enrolamento de armadura que suporta uma alta corrente e o anel comutador.
- Campo ou Estator - montada em volta do rotor de forma que o mesmo possa girar internamente, é a parte estática da máquina, feito também de material ferromagnético envolto em um enrolamento de baixa potência chamado de enrolamento de campo, que tem a função apenas de produzir um campo magnético fixo para interagir com o campo da armadura.
- Escovas - é o condutor de energia para o rotor.
Um gerador de corrente contínua é de excitação independente, quando uma fonte externa alimenta as bobinas de campo. O princípio de funcionamento de um gerador é o seguinte: a energia mecânica é suprida pela aplicação de um torque e da rotação do eixo do mesmo. A fonte de energia mecânica tem o papel de produzir o movimento relativo entre os condutores elétricos dos enrolamentos da armadura e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo, e desse modo, provocar uma variação temporal da intensidade do mesmo e pela lei de Faraday induzir uma