conversando em libras
Tecnologia aplicadas a educação
Rosilene Tolentino dos Santos
Viviane Alves Carapeto
Limeira, 20 de maio 2014
Planejamento da sensibilização do ensinar aprender e educar.
Para termos um excelente desempenho na educação de nossos alunos, é necessário que os educadores estejam atentos as novas tecnologias, isso não quer dizer que eles devem deixar as formas conservadoras de dar aula e sim unir essas formas com a tecnologia.
Existem várias ferramentas educativas para que os professores possam planejar suas aulas deixando-as mais atrativas. A internet vem trazendo formas interessantes de estudos como a criação de redes sociais onde professores e alunos juntos criam por exemplo, um blog que aproxima ambos com interesse na educação.
É possível ensinar e aprender de muitas formas, há também muitas novidades, não temos certeza de que o uso intensivo de tecnologias digitais se traduz em resultados muito expressivos.
Toda a sociedade educa quando transmite ideias, valores e conhecimentos, e quando busca novas ideias, valores e conhecimentos. Família, escola, meios de comunicação, amigos, igrejas, empresas, internet, todos educam e ao mesmo tempo, são educados, ou seja, todos aprendem mutuamente, sofrem influências, adaptam-se a novas situações. Aprendemos com todas as organizações e com todos os grupos e pessoas aos quais nos vinculamos.
Ensinar não é só falar, mas se comunicar com credibilidade. É falar de algo que conhecemos intelectualmente e vivencialmente e que pela interação autentica contribua para que os outros e nós mesmo avancemos no grau de compreensão que existe. A credibilidade depende de continuar mantendo atitude honesta e coerente de investigação e de comunicação, algo não muito fácil em uma sociedade ansiosa por novidades e onde há formas de comunicação dominadas pelo marketing mais do que pela autenticidade.
Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos