Conversa entre um padre e um leigo na idade média
Sistema Sacramental
Prof. David Calhoun
Tradução: Priscila Bernardi Heyse
Revisão: Juliano Heyse
A principal pergunta do mundo medieval era a antiga pergunta do carcereiro de
Filipos: O que devo fazer para ser salvo? Não havia nenhuma pergunta mais urgente, que pressionasse mais as pessoas na era medieval do que esta. Suas preocupações mais profundas eram expressas quando eles faziam esta pergunta e tentavam descobrir a resposta. O que eu gostaria de fazer nesta lição é imaginar um diálogo entre um leigo sincero, um homem ou uma mulher no mundo medieval, na Europa, e um padre ou conselheiro espiritual. Esta pessoa está pedindo ajuda ao padre para tentar entender como ser salva. Esta pessoa diria:
Leigo: “Diga‐me como posso ser salvo dos meus pecados?”
O padre tem uma resposta pronta: "A igreja tem a resposta. Não se preocupe. ’Facere quod
in ce est‘ é a resposta. É latim para ‘faça o que estiver em você’. Ou poderia se dizer ‘faça seu melhor’. Isso é o que a igreja está lhe dizendo: faça seu melhor e Deus não negará a Sua graça àqueles que fazem o seu melhor. Em linguagem clara significa que Deus ajudará aqueles que se ajudam.”
Leigo: "O que faço para me ajudar? Por favor, seja específico sobre isto porque eu realmente estou interessado em conseguir a resposta certa e saber como ser salvo dos meus pecados e ir para céu."
O padre diz: "A resposta é fácil. Há um sistema estabelecido. É chamado o sistema sacramental. A igreja oferece estes sacramentos a você e à medida que você faz bom uso deles você encontrará, por fim, o seu caminho para o céu."
Leigo: “Quais são os sacramentos? Sobre o que estamos falando quando você diz que há sacramentos disponíveis para mim?" O padre diz: "Os sacramentos são atividades religiosas aprovadas pela igreja. Estas atividades são coisas que você faz e à medida que as faz, a graça de Deus lhe é concedida."