Convergências e distinções entre Ética e Moral e de como esses conceitos afetam nossa vida em sociedade.
Nosso país está passando por uma fase conturbada, principalmente devido à falta de ética e moral de nossos governantes.
Por definição: Moral são nossa consciência e as qualidades boas que temos; entre elas o respeito pela vida, ao ser humano, fraternidade, solidariedade. É formada numa universidade da vida: “O Cotidiano”. Pode variar de pessoa para pessoa, pois todos os seres humanos não possuem as mesmas qualidades. Ela estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. Independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre seres que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
Ética nada mais é do que o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Está cimentada no bem e na moral.
A Ética e a Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apoia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna o bem ou o mal deste planeta. Deste modo, Ética e Moral se formam numa mesma realidade.
A falta e a quebra da ética ameaçam todos os setores e aspectos da vida e da cultura de um país. No caso de nosso, o fator política pesa mais. É mais destruidor, pois a política é o ponto de equilíbrio de uma nação.
E os escândalos acabam convertendo-se em coisa banal, coisa natural e corriqueira, diante dos quais os cidadãos sejam levados a concluir: "sempre foi assim, nada pode fazer isso mudar", ou coisa ainda pior: "ele rouba, mas faz". A incoerência ética do líder desqualifica sua liderança e coloca em risco o destino histórico do projeto de seu grupo.
Do outro lado, uma vida