Convergência Digital
Durante muito tempo os vários dispositivos para comunicação, entretenimento e computação, como o telefone, a televisão, o rádio, o aparelho de som, o computador e a calculadora eram concebidos e produzidos de forma que cada positivo era indissociável de sua função. Um dispositivo, como o telefone, possuía apenas uma função, que era cativa daquele dispositivo e nenhum outro dispositivo possuía.
Hoje isto está mudando e, um smartphone, por exemplo, é um dispositivo que congrega diferentes funções de comunicação, entretenimento e computação, permitindo mensagens instantâneas, email, visualização de filmes, filmagem, videoconferência e, claro, também serve para telefonar. A este fenômeno, da migração de funções para um único dispositivo chamamos de Convergência Digital.
Ex.: Smartphone Divergência de Plataformas: surgem Funções Multi dispositivo: Uma mesma função passa a estar disponível em diferentes dispositivos. Ex.: Skype O objetivo da Convergência Digital não é mais o de se produzir plataformas convergentes, pois estas existem.
A convergência digital é a fusão de tecnologias de comunicação digital, computação e mídia online. Na primeira fase desse fenômeno, como tecnologias de base temos, web, e-mail e bancos de dados.
A convergência entre computadores portáteis e telefonia celular vai se acelerar cada vez mais. Novas tecnologias em desenvolvimento são fundamentais para essa megafusão tecnológica.
Convergência em tecnologia da informação, significa a fusão de diferentes meios de comunicação como computador pessoal, celular e televisão em um mesmo dispositivo visando