Convecção Forçada
É comum usar o termo convecção para fazer referência a esse transporte cumulativo e o termo advecção para fazer referência apenas ao transporte devido ao movimento global do fluido. Uma consequência da interação entre o fluido e a superfície é o desenvolvimento de uma região no fluido através da qual a sua velocidade varia entre zero, , no contato com a superfície, e um valor finito, associado ao escoamento do fluido. Essa região do fluido é conhecida por camada limite hidrodinâmica ou de velocidade.
Além disso, se as temperaturas da superfície e do fluido forem diferentes, existirá uma região no fluido através da qual a temperatura variará de , na superfície, até , associada à região do escoamento afastada da superfície, conforme apresentado na figura 1. Essa região, conhecida como camada-limite térmica, pode ser menor, maior ou ter o mesmo tamanho daquela através da qual a velocidade varia.
Figura 1 – Desenvolvimento da camada-limite térmica na transferência de calor por convecção, em que .
A contribuição devida ao movimento molecular aleatório (difusão) é dominante próximo à superfície, onde a velocidade do fluido é baixa. A contribuição do movimento global do fluido origina-se do fato de que