Contábilidade de Custos
POLO: SENHOR DO BONFIM/EAD
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE GESTÃO
TUTOR/EAD. ODERMAN DIAS DE MELLO
ALUNO:
Senhor do Bonfim-Ba, 14 de Junho de 2013.
A empresa Beta (nome fictício), no final de 2012, na busca por melhores resultados e redução dos custos, interessou-se pelo Sistema de Produção da Toyota. Essa empresa atua no Brasil, no ramo cimente iro, prestação de serviço de concreto, co-processamento de resíduos e venda de agregados, desde o ano de 2003. Em 2009, com o objetivo de eliminar o desperdício e criar riqueza, a empresa passou a divulgar os conceitos, começando a implantá-los e instalando uma mudança nos processos de trabalho. Nesses momentos em que são implementadas mudanças ou inovações, as empresas, muitas vezes, enfrentam resistências.
Para alcance destes objetivos, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo na empresa Beta. Para coleta de dados, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas com pessoas chave envolvidas no processo de mudança, da análise de documentos da empresa e da aplicação de um questionário em uma amostra de 123 empregados da Empresa Beta.
Este estudo descreve aspectos importantes do Comportamento Organizacional, em um ambiente de mudança dos processos de trabalho, auxiliando outros pesquisadores e empresários a melhor compreender a reação das pessoas frente à implantação de novos projetos. A hipótese básica do modelo é que a resistência é um dos possíveis comportamentos que os indivíduos podem adotar como resultante da sua percepção sobre a mudança.
As mudanças estão presentes em toda à parte: na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e até mesmo na religião. No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições