Contábeis
Resenha sobre o artigo: Cultura da qualidade e mudança organizacional
De acordo com o artigo, De temos em tempos ocorre na História uma profunda transformação. Atualmente estamos vivenciando uma dessas transformações. Estamos a criar a sociedade pós–capitalista. Foram libertadas forças sociais totalmente novas e a corrente de mudança é tão acelerada que influencia o nosso sentido do tempo, revoluciona o ritmo de vida quotidiana e afeta até o modo como sentimos o mundo à nossa volta.
Uma mudança sempre começa com uma quebra de paradigmas. Onde a representação de um padrão a ser seguido. Uma referência inicial, como base de modelo para estudos e pesquisas; Usualmente, a palavra paradigma tem sido usada para designar um pensamento fechado, inflexível. Assim, quando queremos dizer que esta pessoa ou aquele grupo tem dificuldades em mudar, normalmente dizemos que existe dificuldade em rever os paradigmas.
O artigo também especifica que o conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente. A Gestão pela Qualidade significa criar, intencionalmente, uma Cultura Organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos. O desenvolvimento de uma Cultura de Qualidade é uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planeamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível, sendo útil em todos os tipos de organização.
Sendo assim, o artigo ainda mostra que esse é um assunto muito limitado no Brasil, que essas mudanças embora eficazes não comumente exploradas por todas organizações nacionais. Então para superar as barreiras as mesmas buscam melhorar sempre a qualidade dos