contusão e entorse
ENFª DAYARA OLIVEIRA
Contusão
É uma lesão traumática aguda, sem corte, decorrente de trauma direto aos tecidos moles e que provoca dor e edema. A contusão vai de leve até uma grande infiltração de sangue nos tecidos circundantes, levando a equimose e, em casos
Sintomas
Quando há contusão, a pele fica roxa, ocasionando hematoma e há dor na área de contato.
Deve-se aplicar gelo no local da contusão imediatamente. Massagens ou aplicação de calor no local só podem ser realizadas após 24 horas do incidente.
É preciso procurar um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado
Tratamento
O socorrista deve evitar a movimentação da área lesionada, pois o tratamento
,
também consiste em imobilização e posterior encaminhamento para
pode ajudar a prevenir também uma futura lesão de músculos, nervos, vasos sanguíneos, ou ainda, da pele em decorrência da movimentação dos fragmentos ósseos. Se a lesão for recente, esfrie a área aplicando uma bolsa de gelo ou compressa fria, pois isso reduzirá o inchaço, o hematoma e a dor.
Entorse
É uma lesão que ocorre quando se ultrapassa o limite normal de movimento de uma articulação. Normalmente, ocasiona distensão dos ligamentos e da cápsula articular e, consequentemente, dor intensa ao redor da articulação, dificuldade de movimentação em graus variáveis e, às vezes, sangramentos internos.
Sintomas
A gravidade da entorse depende do grau de estiramento ou de rotura dos ligamentos.
Grau 1: Numa entorse ligeira, os ligamentos podem estirar-se, mas de fato não se dilaceram. O tornozelo não costuma doer ou inchar em demasia; contudo, uma torção ligeira aumenta o risco de uma lesão recorrente.
Grau 2: Numa entorse moderada, os ligamentos rompem-se parcialmente. A inflamação e os hematomas são frequentes. Em geral, é dolorosa e torna-se difícil andar.
Grau 3: Na entorse grave, os ligamentos
dilaceram-se