contrução ao da democracia
Trabalho realizado por:
Alexandre Fernandes
António Duarte
Diogo Costa
Nuno Gameiro
Disciplina: Área de integração
Turma: TGEI-12
Escola: IEDP
Índice
Introdução 3
O homem e a política 4
As Cidades Estado 5
O Império Romano 6
O Feudalismo 7
A Visão de Maquiavel 8
Os Conceitos de Estado e de Nação 9
Conclusão 11
Introdução
O intuito principal do trabalho que iremos apresentar é, sem dúvida, dar a conhecer as origens da Democracia, que se deram na antiga Grécia, os seus ideais que permanecem desde então, que mais tarde se tornariam parte importante nas nossas vidas, no regime político que vivemos nos nossos dias, a república, que no nosso país faz o contraste dos nossos antepassados, que á cerca de quinhentos anos atrás viviam submissos sem liberdade de expressão numa uma monarquia, em que o rei e a sua corte eram soberanos e o povo vivia em desigualdade social e em condições miseráveis, desrespeitando as bases da Democracia.
O homem e a política
Aristóteles (384 a. C. - 322 a. C.) afirmou que o homem é um animal político, isto é, um ser cuja natureza é viver em comunidade na polis.
Assim, torna-se óbvio que aquele autor defenda que deve haver uma organização política que facilite a vida social.
Aristóteles escreveu sobre a política, sugerindo que ela deve preocupar-se com a ética, a felicidade de todos e a vida boa do cidadão.
Contudo, hoje liga-se a política à tomada do poder e ao governo de um Estado.
No entanto, pode-se defender que a política diz respeito não só à relação com o poder mas também a conceitos como a liberdade, a igualdade, os direitos dos cidadãos, a subordinação e a dominação, as relações sociais, etc.
Se pensarmos na história humana podemos dizer que, ao longo dos tempos, houve diferentes modos de organização social, isto é, de organização política.
Antes do aparecimento dos Estados, as sociedades organizaram-se, por exemplo, em tribos, em grandes famílias ou clãs, onde o homem