Controlo Hormonal Feminino
Reprodução Humana
No homem, a função do aparelho reprodutor inclui a formação de células reprodutoras (espermatozoides) e o transporte das mesmas para o aparelho reprodutor feminino, enquanto na mulher o aparelho reprodutor permite não só formar gâmetas mas também receber os espermatozoides e promover o encontro entre essas duas células. No caso da mulher, o aparelho reprodutor assegura ainda o desenvolvimento do novo ser em caso de gravidez decorrente de uma fecundação.
Gametogénese e Fecundação
Para que possa ocorrer p fenómeno da fecundação, originando-se um ovo – célula diploide -, tem de ocorrer previamente a formação de gâmetas – células reprodutoras haploides - , através de um processo designado por gametogénese, que implica a ocorrência de meiose em órgãos específicos dos aparelhos reprodutores – as gónadas.
Aparelho Reprodutor Masculino
No homem, as gónadas, designadas por testículos, estão localizadas no exterior do organismo (região pélvica exterior), dentro de uma bolsa contráctil designada escroto.
É nos testículos que se formam os espermatozoides e algumas hormonas sexuais. A localização externa destes órgãos permite as sua manutenção a uma temperatura inferior á do organismo, a qual seria prejudicial para a espermatogénese.
Um corte transversal nos testículos permite observar que estes são formados por vários lóbulos nos quais se encontram alguns canais muito finos – os túbulos seminíferos.
Estes tubos convergem na região posterior do testículo, unindo-se num outro denominado epidídimo, que se prolonga pelo canal deferente, que permite a comunicação com a uretra.
No interior destes tubos seminíferos podem ainda observar-se as células de Sertoli. Estas estão em contacto intimo com as células da linha germinativa (que originarão espermatozoides) e formam uma barreira que define, dentro do túbulo seminífero, uma região basal (periférica) e o lúmen (central). Além de controlar a nutrição das células germinativas, as células