Controles
Controle de Custos - Sua Importância
Hoje em dia com a estabilização da moeda e aumento da concorrência, CUSTOS, tornou-se um dos itens mais importantes em qualquer empresa. Vejamos a seguir sua importância.
O desconhecimento do Custo ou controle de custos, impacta seriamente na tomada de decisão, nas negociações e conseqüentemente, em grandes perdas financeiras. As tabelas em uso geralmente vem sendo reajustadas por anos a fio, sem que tenha havido a sua revisão ou crítica. Não há igualmente apontamentos em estudo de tempos de produção, que permitam orçar com segurança serviços e peças.
A formação do Preço de Venda é baseada mais nos preços praticados pelo Mercado e pelos concorrentes. O Preço de Venda deve acompanhar o mercado, mas a Empresa tem que ter pleno conhecimento do mesmo em todos os seus componentes, certificando-se de que ele atende às suas reais necessidades, e permitindo margens de negociação.
Somente poderá chegar-se a determinação e total conhecimento do seu Preço de Venda, a Empresa que tiver exato controle dos seus Custos e níveis de despesas, decompostas item a item, com a separação perfeita entre Custos Fixos e Variáveis.Há a necessidade imediata de se desenvolver uma sistemática de apuração de custos de produtos, com detalhamento das fichas técnicas de produtos e custos de cada processo.
Custos - Noção e Definição
Um grande industrial francês assim definiu a atividade empresarial: "A empresa nada mais é do que uma diferença entre seus preços de venda e seus preços de custos". Visto sob este ângulo os custos são instrumentos básicos para uma gestão positiva de uma empresa, e como tais deveriam merecer toda a atenção dos próprios dirigentes, que deveriam pessoalmente dedicar sua máxima atenção ao controle de custos.
O que é, então, custo?
Não é só a mera soma dos gastos de transformação, mais matérias primas, para fabricar um produto. Existem outros gastos, como