Controles internos
Comércio Internacional é um conjunto de operações realizadas entre países onde há intercâmbio de bens e serviços ou movimentos de capitais, é regido por regras e normas, resultantes de acordos negociados diretamente em órgãos internacionais, como exemplo a OMC (Organização Mundial do Comércio).
Situar a forma como ocorreram as alterações globais no processo de internacionalização das empresas, mostrando como estas se inseriram neste novo contexto e quais as estratégias a serem adotadas para que essa inserção ocorra com sucesso.
A liberação do comércio internacional contribuiu e contribui para o processo de globalização, possibilitam atividades econômicas em diferentes países, a participação nos investimentos internacionais e o crescimento da concorrência mundial.
Fatores diversos como diferenciação dos produtos e proteção de empresas domésticas, têm feito parte do arcabouço teórico sobre comércio internacional e integrado as abordagens da nova teoria do comércio.
Alguns acreditam que o comércio é uma das principais vias de desenvolvimento econômico, pois proporciona o crescimento do mercado e o crescimento da concorrência. Outros acreditam que o comércio internacional é uma das mais graves formas de exclusão econômica vigentes no mundo, uma vez que os países desenvolvidos.
Para entrar no comércio internacional, uma das primeiras medidas é verificar se o país faz parte de algum bloco econômico para conhecer quais normas e regulamentos são previstos nas práticas comerciais com outros países.
Etapas:
- Evolução das relações comerciais internacionais;
- Blocos econômicos como estratégia de inserção;
- Estratégias das Empresas Multinacionais;
A figura 1 mostra, de forma simplificada, o ambiente macro onde ocorrem as interações no mercado internacional.
[pic]
A PRODUÇÃO DOS BENS E SUAS POSSIBILIDADES
Neste contexto, surge a teoria das fronteiras de possibilidades de produção e de consumo, que