CONTROLES INTERNOS
Departamento de Auditoria e Perícia
CONTROLES INTERNOS E GESTÃO DE RISCOS NA PREVENÇÃO DE FRAUDES
ALEXANDRE BARCELOS DOS SANTOS
Orientador: Prof. Paulo Roberto Reichelt Ayres
Trabalho de Conclusão apresentado às Faculdades
Integradas São Judas Tadeu, como requisito parcial para elaboração do trabalho de conclusão do curso de Especialização em Auditoria e Perícia.
Porto Alegre
2013
CONTROLES INTERNOS E GESTÃO DE RISCOS NA
PREVENÇÃO DE FRAUDES
Alexandre Barcelos dos Santos
Resumo
Na última década, inúmeros casos de escândalos corporativos de origem financeira e contábil surgiram, envolvendo quantias relevantes e que, de alguma forma, abalaram a credibilidade das empresas envolvidas, em alguns casos, causando suas derrocadas. O presente artigo trata de controles internos e gestão de riscos, buscando evidenciar em alguns desses casos de fraudes os principais pontos falhos de controles. Certamente, uma atuação eficiente de uma área de controles internos, bem como uma gestão de riscos correta, poderiam ter evitado essas ocorrências, ou na pior das hipóteses, ter sinalizado aos gestores que algo estava errado, dando visibilidade aos problemas quando do descumprimento de alguma norma ou controle básico, diminuindo, assim, os impactos financeiros, sociais e de imagem que as empresas tiveram. O procedimento metodológico desta investigação centrou-se em uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos que exploraram o tema nos últimos tempos, com abordagem qualitativa e, por meio de estudos de caso, analisou de forma explicativa o controle interno e a gestão de riscos, onde o foco é a identificação dos fatores que determinaram as ocorrências das fraudes.
Palavras- Chaves: Gestão, Risco, Controle, Fraude.
1 Introdução
Cada vez mais, e em velocidade constante, as empresas têm-se estruturado para evitar perdas e aproveitar as oportunidades de negócios existentes. Nesse sentido, o tema