Controles internos
Estamos vivendo na chamada sociedade da informação, na qual deter a informação é possuir poder. Embora possa existir um exagero nessas afirmações, é inegável que a informação e as tecnologias que a manipulam estão revolucionando o comportamento, tanto das pessoas como das organizações. A evolução tecnológica, conjugada a mudanças de paradigmas do mercado, tem criado diversas formas de posicionamento e postura dos administradores e executivos das organizações. Atualmente, com a globalização proporcionada pelo avanço da tecnologia de informação e constituição de redes por parte das empresas, criou-se uma nova forma de sobrevivência da organização em uma economia global.
Os sistemas integrados de gestão foram desenvolvidos para resolver um dos mais sérios problemas enfrentados pelas organizações em um ambiente dinâmico e globalizado: a fragmentação de dados. A fragmentação de dados acarreta em altos custos para as empresas, bem como problemas operacionais que comprometem a qualidade de seus produtos.
O processo decisório de uma organização é influenciado pela atuação da Controladoria por meio das informações de planejamento e controle. As informações de planejamento e controle exigem sistemas de informações que suportem essas decisões.
Este projeto visa assessorar a controladoria do Minas Shopping com o aprimoramento e implantação de controles internos administrativos financeiros através de um sistema integrado de gestão. Para poder contribuir com sucesso nessa missão, a Controladoria deve exercer um papel preponderante, apoiando e fornecendo subsídios para os diversos gestores no planejamento e controle das atividades operacionais, comerciais, financeiras, administrativas, tributárias etc., por meio da manutenção de um sistema de informações que permita integrar as várias funções e especialidades.