CONTROLES INTERNOS
Controles internos
De acordo com a FASB (Financial Accounting Standards Board), controle interno consiste num conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos e operacionalizados para garantir razoável certeza acerca da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e nos seus processos correlatos, bem como na correta apresentação daquelas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e que incluem políticas e procedimentos de manutenção dos registros contábeis, aprovações em níveis adequados e salvaguarda de ativos.
Segundo o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) os controles internos asseguram o atingimento dos objetivos, de maneira correta e tempestiva, com a mínima utilização de recursos. De acordo.
O Comité de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados afirma que o significado de Controlo Interno é: "O Controle Interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adoptadas na empresa para salvaguardar seus activos, verificar a exactidão e fidelidade dos dados contabilísticos, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das políticas executivas prescritas." A Instrução Normativa do Departamento de Tesouro Brasileiro, conceitua Controlo Interno como sendo: "O conjunto de actividades, planos, métodos e procedimentos interligados utilizado com vistas a assegurar que o objectivo dos órgãos e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objectivos fixados pelo Poder Público." ... A INTERPRETAÇÃO DO CONCEITO DE CONTROLE INTERNO Pela sua amplitude, o conceito de Controle Interno, para ser compreendido correctamente, deve ser examinado quanto ao seu real significado. Vamos efectuar a análise,