Controles Internos na Gestao Financeira
CONTROLES INTERNOS NA GESTÃO FINANCEIRA
Cinthia Oliveira de Oliveira
Graduanda em Ciências Contábeis - Fadergs
Roberto Pereira da Silva
Professor e Orientador - Fadergs
RESUMO
Este estudo visa demonstrar como a utilização do controle interno como ferramenta de gestão assegura a fidedignidade e integridade da gestão financeira. O controle interno representa os planos da organização, métodos e procedimentos utilizados para atender suas metas e objetivos a fim de proteger seus ativos e pode ser conceituado como administrativo e contábil.
Com a revisão bibliográfica, o artigo analisa os controles internos na área financeira, a partir de um estudo de caso. Através da análise, procurou-se demonstrar que o controle interno eficiente na gestão financeira funciona através de sistemas informatizados e de métodos de controle. Verificou-se que a empresa em estudo não possui sistema de controles internos adequados na área financeira. Com este trabalho procurou-se demonstrar que a utilização de um controle interno eficiente é primordial para o gerenciamento de uma empresa e descrever as etapas de implantação de controles e sistema operacional. A implantação de controles internos é de vital importância para o controle gerencial e tomada de decisões, pois garantem uma margem de segurança capaz de evitar erros e fraudes e até mesmo detectá-los antes da sua ocorrência.
Palavras-chave: Gestão Financeira; Controle Interno; Controle Gerencial;
ABSTRACT
This study aims to demonstrate how the use of internal control as management tool ensures the reliability and integrity of financial management. Internal control represents the organization's plans, methods and procedures used to meet its goals and objectives in order to protect their assets and can be conceptualized as administrative and accounting. With the literature review, the article analyzes the internal controls in the financial sector, from a case study. Through analysis, we sought to