CONTROLES INTERNOS COMO FERRAMENTA DE APOIO A CONTROLADORIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, CONTÁBIL E CONTROLADORIA
PROF. RAFAEL JAWORSKI
30 MAR. 2013
CONTROLES INTERNOS COMO FERRAMENTA DE APOIO A CONTROLADORIA
ROGÉRIA JAILE NAGURNIAK
RESUMO
Controle é o conjunto de políticas, normas, procedimentos e de atividades com o propósito de aferir o seu cumprimento, com vistas a reduzir a possibilidade de sofrer perdas financeiras ou desgaste da imagem institucional, incrementar a qualidade das informações contábeis, financeiras e gerenciais e salvaguardar a conformidade com leis, regulamentos, códigos de auto-regulação e de conduta. O objetivo desse artigo é servir de auxílio para profissionais da área e instituições bancárias, em qualquer momento da execução de suas atividades, com o intuito de esclarecer a importância de aplicar o conceito apresentado e realizar uma boa atuação profissional. Como em nossa vida pessoal, em que precisamos ter controle do nosso dinheiro, do tempo, das datas e documentos, em nossa vida profissional os controles internos são necessários para termos qualidade, evitar prejuízos e retrabalho. Em uma empresa do setor bancário, é necessário que haja controles para todas as atividades, produtos, serviços, sistemas de informações, sejam eles financeiros operacionais ou gerenciais, com um acompanhamento sistematizado, pois só assim será possível atingir o desempenho esperado e estará em conformidade com as regras e normas instituídas pelo Banco Central do Brasil e outros organismos.
Palavra chave: Controles Internos. Controladoria. Normas. Procedimentos.
1 INTRODUÇÃO
Controles Internos pressupõem um gerenciamento das atividades de seu dia a dia, baseado num conjunto de orientações que fazem parte das normas e procedimentos da organização.
A administração eficiente dos negócios e dos processos é responsabilidade de todos, para tanto. Somente executando as rotinas previstas, poderemos garantir que a alta Gerência