controle
16 anos para aumentar seus ativos e 24 dias para decretar falência, a empresa Enron.
undada em 1985 a Enron explorava gás natural e produzia energia de diversos tipos.
Seu primeiro escandalo foi em 1987, na gestão de Arthur Anderson que esteve envolvidos em uma investigação a partir dos negócios com dois negociadores de petróleo faziam apostas com a Enron Oil, percebendo que o mercado de petróleo era lucrativo os negociantes começaram a desconfiar do crescimento da Enron Oil.
Haviam contas clandestinas, contabilidade falsa e um caminho que conduziu o contador da companhia.
Quando chamados para depor, apresentaram registros bancários da Enron falsificados. Logo admitiram terem desviados lucro da companhia para contas pessoais.
Após esse episodio os negociadores não foram demitidos ou disciplinados. Com isso O presidente Ken Lay incentivou seus corretores a jogarem mais.
Mas, para a surpresa de Lay os negociadores haviam perdido todas as resevas com dois meses da investigação.
Agindo com rapidez foi lançado uma ação no mercado que salvou a companhia, com isso , os auditores afirmaram para Ken Lay que os negociadores corruptos deveriam ser demitidos.
Sem seguida da demissão Ken Lay contratou Jeff Skilling o cara que tinha as respostas para o ás natural. Enron se convertia a bolsa de valores para gás natural.
Série: Grandes Fraudes da História – O Caso Enron
Autor: Daniel Sibille
Fundada em 1985 a Enron se dedicava a exploração de gás natural e produção de energia de diversos tipos, mas ao longo dos anos também começou a diversificar a sua carteira de investimentos, incluindo áreas como freqüência de internet, gerenciamento de risco e derivativo climático (um tipo de seguro climático para negócios sazonais). Seu crescimento chegou a ser tão assombroso que se converteram na sétima maior companhia norte-americana. No ano 2000 alcançou um valor de 68 bilhões de dólares. Seus acionistas celebraram os expressivos lucros, sem saber