Controle
Podemos usar como exemplo a condução de um automóvel (um sistema para transporte de pessoas). O motorista (principal elemento do sistema de controle) compara continuamente o caminho que está percorrendo (resultado do sistema) com o caminho que é necessário para chegar ao destino (objetivo do sistema). A comparação tem por finalidade informar o motorista sobre o que deve fazer para garantir o objetivo.
Elementos do processo de controle
Os componentes (ou etapas) do processo de controle são: 1. Definição dos padrões de controle: para controlar, é preciso saber o que vai ser controlado. Definir e conhecer os padrões de controle permitem avaliar eficazmente o desempenho e tomar decisões corretas. Padrões de controle podem ser objetivos ou padrões de comportamento, que fornecem os critérios para avaliar o desempenho.
* Objetivo: são as maneiras de enunciar o objetivo, eles podem ser implícitos ou explícitos. Os objetivos representam os padrões dentro dos quais o sistema deve se manter. Certos objetivos são definidos de modo qualitativo e outros são metas quantitativas.
* Padrões de comportamento: Podem ser definidos como obrigações ou proibições ou como normas de conduta. São comportamentos que devem ser inibidos ou estimulados. Certos padrões de comportamento são definidos como normas ou leis.
2. Aquisição de informações: O processo de controle depende de informações sobre o comportamento do sistema e sobre os padrões de controle. Depois de definidos e conhecidos os padrões do controle, a próxima etapa do processo de controle consiste em adquirir informações sobre o comportamento do sistema. Para isso, é preciso definir qual a informação deve ser produzida, como deve ser produzida e em que momento deve ser obtida.
*