Controle e otimização dos processos de produção
FATEC PROFESSOR Jessen Vidal
JULIAN ALVARENGA SILVA
INFORMÁTICA BÁSICA – EGÍDIO
LOGÍSTICA - MANHÃ
São José dos Campos
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado em função do controle de produção de uma multinacional, que atua no seguimento metalúrgico, responsável pela fabricação de interiores de automóveis como painéis de porta, colunas e tampões. Acompanhando o processo produtivo durante três dias, foram coletados dados referentes à produtividade, onde, foi possível detectar falhas que culminaram num baixo rendimento e o não cumprimento das metas estabelecidas.
OBJETIVO
Com a conclusão do trabalho, pretende-se apresentar algumas propostas de melhorias visando:
Melhorar o aproveitamento da Matéria-Prima;
Diminuir os refugos
Reduzir as paradas
Otimizar o processo produtivo.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
A empresa, durante três dias, acompanhou uma de suas linhas de produção nos seus três turnos para levantar dados referentes à quantidade de peças produzidas, tempo de funcionamento, paradas e refugos para analisar os dados e encontrar uma maneira de otimizar o processo. Sabendo que a capacidade produtiva dessa linha está entre 450 e 470 peças e a média por hora está entre 55 e 60 peças. Estabeleceu-se a meta de 440 unidades e 50 peças por hora. No último dia, os dados foram analisados e concluiu-se que foram poucos os dias que os turnos atingiram a meta. Observou-se também um número muito elevado de peças mortas.
O trabalho, portanto, tem como objetivo aumentar a média de peças hora, atingir a meta, reduzir os refugos e as paradas.
PROBLEMAS ENCONTRADOS
Desperdício de Matéria-Prima
Quantidade alta de refugos
Número excessivo de paradas
Baixo tempo da produtividade
SOLUÇÃO ENCONTRADA
Reduzir ou eliminar as paradas nos horários de café, almoço e janta, trabalhando no sistema de revezamento.