Controle - TGA Administração
INTRODUÇÃO:
Para que seja entendida a função do Controle é necessário que primeiro se entenda os conceitos básicos, por exemplo, o que é controle? Controle é uma função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de subordinados para assegurar que os objetivos e metas da empresa sejam atingidos e os planos formulados para alcançá-los sejam realizados. Assim, controlar pode ser entendido como: acompanhar ou medir alguma coisa, comparar resultados obtidos com previstos e tomar as medidas corretivas cabíveis.
Duas conclusões podem ser tiradas dessas definições, a primeira é que o controle é uma das funções do administrador, a segunda é que o controle abrange comparar o desempenho em relação a padrões determinados no planejamento. Por esta razão, planejamento e controle são conhecidos como funções gêmeas da administração.
DESENVOLVIMENTO:
O controle abrange as seguintes etapas:
Padrões de desempenho: são valores válidos, mensuráveis, compreensíveis, significativos e realistas para medir o progresso ou o resultado desejado. Os padrões são, portanto, metas a serem atingidas, que precisam ser bem escolhidas.
Medidas: correspondem ao registro do trabalho efetuado, de modo que o desempenho ou resultado possa ser comparado com o valor do padrão estabelecido. A etapa do controle que representa a medida abrange também o envio da informação precisa do resultado do trabalho ao responsável pela sua análise e possível correção
Interpretação: Os resultados obtidos devem ser avaliados em função dos padrões estabelecidos.
Ação corretiva: O administrador toma a ação corretiva, decidindo, pessoalmente, que medidas tomar para atingir os resultados esperados. A ação corretiva pode envolver medidas simples de correção ou mudanças mais elaboradas, por exemplo, mudanças nos processos produtivos ou nos sistemas administrativos.
Por estes motivos, o controle é totalmente ligado à administração por objetivos. A administração por objetivos é um