Controle na adição de sal e açucar
É importante a redução do consumo de alimentos contendo alta concentração de sal e açúcar. Os açúcares são fontes de energia e podem ser encontrados naturalmente nos alimentos, como frutas e mel, porém o consumo frequente e em grande quantidade de açúcar enquanto aditivo e sal, aumenta o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração.
- Quando for necessária a adição de sal em alguma preparação, é recomendando que seja utilizado sempre o sal fortificado com iodo (sal iodado).
-O consumo de sal diário deve ser no máximo de 5g/dia (1 colher rasa de chá por pessoa). Essa quantidade é suficiente para atender às necessidades de Iodo. Como o sal de cozinha possui sódio, se consumido em excesso, esse mineral pode ser prejudicial à saúde, aumentado a probabilidade do desenvolvimento de DCNT, como já dito anteriormente.
- Para evitar que a quantidade de sal necessária seja extrapolada, é importante que haja a redução do uso de alimentos processados com alta concentração de sal na preparação das refeições, como temperos prontos, caldos concentrados, molhos prontos, salgadinhos, sopas industrializadas e outros.
- Evitar oferecer alimentos e bebidas (refrigerante, suco de caixinha) processados com alta concentração de açúcar, e reduzir a quantidade de açúcar a ser adicionada nas preparações caseiras e bebidas (suco)
-. Ao contrário de alguns tipos de gorduras, o açúcar não é necessário ao organismo humano. Ele pertence ao grupo dos carboidratos, portanto, a energia requerida pelo nosso organismo pode ser adquirida pelos grupos de alimentos-fonte de carboidratos complexos (amidos) e não de açúcares simples.
- É importante valorizar o sabor natural dos alimentos oferecidos, reduzindo o açúcar ou o sal adicionado a eles. Para acentuar o sabor de alimentos cozidos e crus, é possível utilizar ervas frescas ou secas ou suco de frutas como tempero.
(Fonte: Guia Alimentar para a população