Controle Metrol Gico De Produtos E Processos
Professor Rodrigo de Bortoli
Paquímetro e Micrômetro
Ceser Luis Schmitz RA:6662436579
Caxias do Sul, abril de 2015
Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Características construtivas
Os paquímetros distinguem-se pela faixa de indicação, pelo nônio, pelas dimensões e forma dos bicos. Em geral os paquímetros são construídos para faixa de indicação 120 à 2000mm, o comprimento dos bicos de 35 a 200 mm correspondentemente. Para casos especiais é possível adquirir paquímetros de bicos compridos. O material empregado na construção de paquímetros é usualmente o aço com coeficiente de dilatação linear a = 11,5 mm/m.K, de forma que o mesmo tenha comportamento térmico equivalente à maioria das peças. As superfícies dos bicos situadas frente a frente destinam-se às medições externas. Para medições internas, os extremos dos bicos são rebaixados, com superfícies externas cilíndricas. Ao usar-se estas superfícies de medição, deve-se adicionar à indicação a espessura dos ressaltos dos bicos que é, geralmente, um valor arredondado (10 ou 20 mm). Importante é realizar a calibração desta distância periodicamente a fim de determinar o seu valor efetivo e fazer a correção do erro durante o processo de medição. Paquímetros pequenos podem ter, na parte traseira, uma lingueta que se move junto com o cursor e serve para medir profundidades.
Princípios de funcionamento
Esse dispositivo permite efetuar a leitura dessa parte fracionária (menor divisão da escala principal) através de uma escala auxiliar anexada a escala principal. Esse é o principio de funcionamento do paquímetro.
Princípio de Nônio A escala do cursor, é chamada de nônio ou vernier, em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês