Controle interno
TEMA: auditoria contábil
TÍTULO:
controle interno
OBJETIVO:
Desenvolver habilidades técnicas e culturais sobre tal assunto, de maneira facil e prática para a realização das tarefas.
JUSTIFICATIVA:
Expandir conhecimentos para que possa identificar e e evitar possíveis falas no mercado de trabalho junto a uma entidade profissional.
INTRODUÇÃO:
É impossível conceber uma empresa que não disponha de controles que possam garantir a continuidade do fluxo de suas operações e informações propostas. Por analogia, toda empresa possui controles internos,a diferença básica é que estes podem ser adequados ou não ao exercício de sua atividades.
DESENVOLVIMENTO:
Um controle interno adequado é aquele estruturado pela administração e que possa propiciar uma razoável margem de garantia de que os objetivos e metas serão atingidos de maneira eficaz, eficiente e com a necessária economicidade.
Razoável margem de garantia pode ser entendido como medidas de efetividade e a custos razoáveis, estabelecidas para evitar desvios ou restringilos a um nível tolerável.
Isso significa que erros e procedimentos ilegais ou fraudulentos serão evitados e, na sua ocorrência, serão detectados e corrigidos dentro de curto prazo, pelos funcionários, como parte de suas funções habituais.
Medidas de efetividade e de custos razoáveis são a decorrência do conceito de comparar o valor do risco ou da perda potencial contra o custo do controle respectivo.
Controles eficientes permitem cumprir os objetivos de maneira correta e tempestiva com a mínima utilização de recursos.
CONCEITO DE CONTROLE INTERNO.
O controle interno não é, necessariamente, um complexo sistema de rotinas e procedimentos burocráticos. A arte e a sensibilidade do administrador residem exatamente na capacidade de implantar sistemas de controle que apresentem uma relação custo-benefício favorável e suportável pela empresa.
Portanto, para que o controle seja bem sucedido é preciso, a priori, um