Controle interno auditoria
INTERNO
Introdução
Nos tempo de hoje, mais do que nunca, o controle interno de uma empresa passa a ser mais importante. É através deste controle que a empresa pode tomar decisões administrativas e operacionais, levando em consideração as metas estabelecidas pela empresa.
Neste trabalho observaremos mais especificamente, de que forma esses controles interferem no bom funcionamento e como podem ser utilizados a favor da empresa garantindo segurança e credibilidade na tomada de decisões internas, guiando o gestor que poderá observar se suas metas e objetivos estão sendo cumpridos.
“Todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permitam prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verificam dentro da empresa e que produza reflexos em seu patrimônio”.
Hilário Franco
“São os registros, livros, fichas, mapas, boletins, papéis, formulários, pedidos, notas, faturas, documentos, guias, impressos, ordens internas, regulamentos e instrumentos de organização administrativa, que formam o sistema de vigilância, fiscalização e verificação utilizado pelos administradores para exercer o controle sobre os fatos ocorridos na empresa e sobre todos os atos praticados por aqueles que exercem funções direta ou indiretamente relacionadas com a organização, o patrimônio e o funcionamento da empresa”.
Hilário Franco
1. CONTROLE INTERNO
O que é controle interno? De acordo com AICPA controle interno é o plano da organização de todos os métodos e medidas coordenados, adotados dentro da empresa para defender seus ativos, verificar a adequação e a confiabilidade dos dados e demonstrações contábeis, promover a eficiência operacional e fomentar o respeito e obediência às políticas administrativas fixadas pela gestão. Em poucas palavras, aumentar a probabilidade dos objetivos e metas estabelecidos pela administração seja atingido.
2. CLASSIFICAÇÃO
Os controles internos podem ser