Controle Hormonal
Junto ao sistema nervoso, ele integra e regula funções como nutrição, metabolismo, circulação, excreção e reprodução. Ele é formado por uma série de glândulas chamadas de glândulas endócrinas, que se situam em diferentes pontos do nosso corpo.
As glândulas endócrinas secretam hormônios produzidos direto na corrente sanguínea.
Hormônios
São substancias produzidas e liberadas por determinadas células de glândulas endócrinas e atuam controlando o funcionamento de alguns órgãos. Quando liberados no sangue, atuam em um determinado tipo de célula e por esse motivo essas células são chamadas de células-alvo.
Glândulas Endócrinas
São solitárias ou aos pares. Podem ser unicelulares ou multicelulares. As principais glândulas endócrinas do corpo humano são a hipófise (pituitária), a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais (adrenais), o pâncreas e as gônadas (testículos e ovários).
Hipotálamo
É uma região do encéfalo que se localiza abaixo do tálamo. Está ligado ao sistema nervoso e ao sistema endócrino, controlando a maior parte das funções vegetativas, endócrinas, comportamentais e emocionais do corpo.
Possui uma função endócrina e por meio de células neussecretoras, produz dois hormônios: antidiurético (ADH) ou vasopressina e a ocitocina e alem disso o hipotálamo controla as secreções da hipófise.
Hipófise
Também chamada de Glândula Pituitária, se localiza na base do encéfalo e é considerada a glândula mestra do corpo, em razão de seus hormônios regularem todo funcionamento de varias glândulas.
Glândula composta de duas partes principais: o lobo anterior ou adeno-hipófise e o lobo posterior ou neuro-hipófise.
Adeno-hipófise
Tem origem epitelial, pois é feita de células epidérmicas que migraram do teto da cavidade bucal do embrião para o encéfalo. Ela produz e secreta os hormônios:
Hormônio da adeno-hipófise
Função
Hormônio do crescimento (GH)
Induz o crescimento