Controle Gerencial
“O processo de Controle Gerencial consiste em obter informações para avaliar se um determinado objetivo foi atingido ou não pelo que foi pretendido pela gerência.” BALIAN, José E.A. "Controles Gerenciais". Disponível em:< http://www.bbconsult.com.br/exibe_txt.asp?id=17>. Visitado em: 04 de Novembro de 2014.
Desta forma, entende-se que o Controle Gerencial é uma das formas de contribuir com os gestores na tomada de decisões dentro da organização. Estas, por sua vez, precisam a cada dia buscar meios de inovação para obter resultados satisfatórios.
Um dos principais problemas que ocorrem dentro das organizações é tomar decisões sem informações precisas. O Controle Gerencial tem a obrigação de fornecer informações seguras e confiáveis para a organização através de relatórios, indicadores financeiros e econômicos além de indicadores administrativos, possibilitando o planejamento, implantação e execução do trabalho. O departamento financeiro é uma área que deve ter um controle com informações corretas para melhores tomadas de decisões, ou seja, quanto mais ágil e segura a informação, mais eficaz será o Controle Gerencial que por sua vez contribuirá para um bom resultado interno e externo dentro da organização.
RESUMO: O artigo apresenta os conceitos de um sistema de controle gerencial e possíveis aplicações desses sistemas em entidades governamentais. São comentados os diversos aspectos de um sistema de controle gerencial, sua importância para a administração de recursos e tomada de decisões, sempre enfocando a utilidade imperiosa de um sistema como esse também em entidades sem fins lucrativos.
1. INTRODUÇÃO
A utilização da Contabilidade Gerencial e seus métodos, como ferramenta importante na geração de informações que auxiliem o processo decisório, ultrapassaram os limites das organizações manufatureiras e agora vemos sua aplicação nos mais diversos setores da economia, desde prestadoras de serviços, como