CONTROLE ESTATÍSTICOS DE PROCESSOS
Curso Técnico em Mecânica.
CONTROLE ESTATISCOS DE PROCESSO
Autores
Diornes Isaias da Rosa
Fridoldo Kurtz Filho
Jose Leandro de Melo Flores
Luís Vanderlei Bruzza
Professor: Zenon
Porto Alegre, 13 de Dezembro de 2013.
1. O que é?
CEP é uma ferramenta ideal para o eficiente seguro e rápido controle e aperfeiçoamento dos processos produtivos, eficiente por trabalhar com base na matemática aplicada, seguro pela sua aplicação no dia -a- dia das atividades industriais, e rápido por trabalhar com pequenas amostras representando toda população, com o CEP é possível aproveitar melhor os equipamentos e máquinas, a mão-de-obra e os demais recursos, o que permite desenvolver competente ação gerencial para aperfeiçoar a qualidade e produtividade.
2. Quem usa?
É usado nas fábricas, indústrias, pode ser usado tanto em uma grande empresa, como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos, para implementarem as melhorias possíveis. Pode ser usado em qualquer área que tenha um processo que possa ser medido.
3. Quem faz?
Geralmente aplicado por um consultor bem treinado, qual usa técnicas e estatísticas que proverão os estudos iniciais e acompanhar todo o processo de implantação e utilização preliminar, porem todas as pessoas envolvidas na organização, que se capacitem através de cursos de estatística básica, ferramentas e dos processos em si, podem fazer.
4. E para que faz?
Aplicação visa reduzir custos, aumentar a qualidade e produtividade, maximizar lucros, minimizar as perdas de matéria prima, contribuindo de forma efetiva para o melhor desenvolvimento da empresa.