Controle Dimensional
PAQUIMETRO
Henrique Moreira Rizotti
Adriano Ribeiro
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 MANOEL ALVES DAMASCENA JÚNIOR
2.1 TIPOS
2.2 PAQUIMETRO UNIVERSAL COM
3 DAMASCENA JÚNIOR
REFERÊNCIAS
1.1 INTRODUÇAO
Paquímetro (grego: paqui (espessura) e metro (medida)) ou barreira, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados adjuntivamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão complicado quanto um compasso. O paquímetro é ajustado entre três pontos, retirado do local e a medição é lida na régua. O nônio, ou escala de Verniar, é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite medir o colapso decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. As graduações são calibradas a 20 °C.
Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do minionônio e n é o número de divisões do nônio.
2.1 TIPOS
Paquímetro universal
É utilizado em medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Trata-se do tipo mais usado.
2.2
Paquímetro universal com relógio O relógio acoplado ao cursor facilita a leitura, agilizando a medição.
2.3
Paquímetro com bico móvel Chamado de basculante, é mais utilizado na medição de peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
2.4
Paquímetro de profundidade
Serve para medir exclusivamente a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos e outros. Pode ter uma haste simples ou gancho.
2.5
Paquímetro duplo
Usado especificamente para medir dentes de engrenagens.
2.6
Paquímetro digital
Bastante simples e rápido de usar, pois se chega facilmente ao resultado, também é livre de erro de paralaxe (ângulo de visão) e o seu uso é ideal para controle estatístico de processo.
3.1 CARACTERISCAS
O paquímetro é um