Controle dimensional
Planejamento é um conjunto de ações necessárias para transformar o estágio inicial de um empreendimento em um desejado estágio final. E uma ferramenta que permite observar a realidade, planejar o caminho mais adequado, consequentemente organizar um futuro, estruturando, usando caminhos mais adequados para se chegar a um resultado satisfatório.
Uma parte importante do planejamento de obras é a programação das diferentes atividades necessárias para a conclusão efetiva do empreendimento.
O planejador, antes de tudo, deve deixar claro que planejamento não é adivinhação. As principais funções do planejamento são: orientar, estudar, definir os métodos construtivos e o caminho crítico, dimensionar os recursos, e detectar as dificuldades da obra em tempo. A sua essência assessorial à produção pesa significativamente para acentuar a diferença entre obra bem ou mal administrada. O resultado de todo o trabalho deverá ser o mais simples possível. Aqueles que contêm excesso de detalhes, inúteis à produção, são os mais cheios de falhas, sendo assim com maiores possibilidades de não serem acompanhados e se converterem em malogro e duras críticas. A linguagem deve ser a mais abrangente e natural, para ser entendida pelos envolvidos. Em outras palavras: o planejamento deve ser simples o bastante para que o mestre-de-obras possa entender, e sintético o suficiente para o presidente da empresa ter tempo para isto.
O planejamento e gerenciamento implicam em organizar o canteiro de obra, dimensionar e administrar os recursos humanos, os materiais, fornecer e gerir os equipamentos, estabelecer metas, identificar e agir sobre as causas dos problemas que surgirão, entre outros. A execução conforme o planejado permite ter processos estabilizados nas execuções das obras de construção civil e de qualquer outro empreendimento (GUTSCHOW, 1999).
PROJETO
A palavra projeto significa, genericamente, intento, desígnio, empreendimento e, em acepção, um conjunto de