Controle de qualidade
AMANDA BARAUS BACILA
CAMILA ZANDER SANTOS
IANES MENON
NELLIANE MAÍRA CALARI BARBOSA
CONTROLE DE QUALIDADE
PONTA GROSSA
MAIO/2011
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS
AMANDA BARAUS BACILA
CAMILA ZANDER SANTOS
IANES MENON
NELLIANE MAÍRA CALARI BARBOSA
CONTROLE DE QUALIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Controle de Qualidade como parte de avaliação, para obtenção de nota parcial.
Dra Profª: Roberta Cristiane Catelli Baglie
PONTA GROSSA
MAIO/2011
1 OBJETIVO
Avaliar o controle de qualidade da apresentação em comprimido do fármaco estolato de eritromicina, através dos seguintes métodos: peso médio, cromatografia em camada delgada e determinação da potência.
2 JUSTIFICATIVA
O presente trabalho busca pesquisar e avaliar os métodos utilizados no controle de qualidade para a fórmula farmacêutica do farmaco estolato de eritromicina.
1 INTRODUÇÃO
A análise de medicamentos é realizada rotineiramente pelos laboratórios da indústria farmacêutica por ser importante para garantir a qualidade do produto e para maior segurança aos seus usuários.
A adulteração e falsificação de medicamentos têm crescido significativamente com o aumento do consumo e da rentabilidade na área. Esse problema atinge o mundo todo e uma das formas de combatê-lo é detectando os produtos que não atendam às especificações de qualidade.
Quando se fala a respeito de controle de qualidade de medicamentos, este se torna um atributo de caráter não apenas comercial, mas também legal, ético e moral. Assim, enquanto qualidade, para muitos produtos, é uma questão de competitividade, no campo da Saúde deve ser obrigatoriamente atendida. As especificações de qualidade consideradas imprescindíveis, se não cumpridas, podem acarretar sérias implicações (GONÇALVES, FIGUEIREDO, 2010).
Na produção de medicamentos, nenhum ponto é mais importante do que outro. Como visto apesar das empresas estarem buscando aumentar a qualidade de seus processos industriais, deixar