Controle de qualidade
Este trabalho falara do controle de qualidade do produto de sua embalação ate a sua reclamação. Pois explicara cada detalhe sobre Controle da Qualidade do Material de Embalagem, Materias de acondionamento de embalagem, RECLAMAÇÕES, Recolhimento De Produto, Testes necessarios em produtos acabados e Monitoramento de processo magistral aonde falara do detaladamente dos produtos farmaceuticos apos a sua embalação.
Controle da Qualidade do Material de Embalagem
As amostras de materiais de embalagem são analisadas no Controle da Qualidade do Material de Embalagem.São feitos testes como: comparação com padrão de cores, legibilidade da impressão do material, direção das fibras, teste de colagem, medidas, verificação se informações estão corretas: textos atualizados, texto indelével, propriedades mecânicas: resistência mecânica, adesividade, sistema de fechamento: inviolabilidade, etc.
O material de embalagem é de fundamental importância: ajuda a conservar o produto, contém informações sobre o medicamento, protege o produto da luz e calor, facilita a administração, etc.
Após os testes, se estiver dentro dos limites, está aprovado. Se estiver fora, está reprovado.
Materias de acondionamento de embalagem
Compreende-se como material de embalagem e acondicionamento o recipiente, envoltório, invólucro ou não, destinado a envasar, proteger, manter, cobrir ou empacotar, especificamente ou não, as matérias-primas, reagentes e medicamentos. Material de acondicionamento é o que está em contato direto com o seu conteúdo durante todo o tempo.
Considera-se material de acondicionamento: ampola, bisnaga, envelope, estojo, flaconete, frasco de vidro ou de plástico, frasco-ampola, cartucho, lata, pote, saco, de papel e outros. Embalagem é a que se destina à total proteção do material de acondicionamento nas condições usuais de transporte, armazenagem, e distribuição. Considera-se embalagem: caixas de papelão, cartolina, madeira ou material plástico ou estojo de