controle de qualidade dos tijolos
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.
(2) Docente do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.
INTRODUÇÃO
O material para execução de alvenarias mais difundido no Brasil indubitavelmente é o elemento de cerâmica vermelha (os famigerados tijolos) , e, apesar de outras técnicas construtivas como o Light Steel Frame (LSF), Alvenaria Estrutural (AE) e o Concreto Pré-Moldado (CPM) terem ganhado certa relevância no cenário da construção civil recentemente, a cerâmica vermelha ainda reina soberana.
A industria cerâmica é uma das mais antigas do mundo, sendo seu início datado do período neolítico (entre 12000 e 4000 A.C). Em contraponto ao seu caráter secular, as técnicas de fabricação cerâmica não evoluíram na proporção, acarretando, de um ponto de vista técnico, certas características rudimentares de fabricação. Tais características são notórias e contemporâneas em grande parte das industrias Brasileiras, salvo algumas exceções.
O presente trabalho tem por intuito analisar as características mais relevantes, no que tange a qualidade de determinada amostra de elementos, visando classificá-los enquanto adequados ou não para utilização na execução de alvenarias, seguindo as diretrizes e parâmetros estabelecidos pela NBR 15270:2005, disponibilizada pela ABNT.
As análises procedidas foram as seguintes:
1. Análise de identificação do fabricante
2. Análise de dimensões
3. Análise de defeitos sistemáticos
4. Análise dos septos
5. Análise das paredes externas
6. Análise do desvio horizontal e vertical
7. Análise da planeza horizontal e vertical
8. Análise de absorção de água
9. Análise de resistência à compressão axial simples
MATERIAIS E MÉTODOS
Uma amostra de 13 tijolos cerâmicos foi retirada ao acaso de um dos lotes de fabricação, da Cerâmica João Cardoso.