Controle de qualidade do ar,Saúde Ambiental
Com o crescimento do espaço urbano associado ao aumento populacional,fez com que o aparecimento dos problemas ambientais elevasse os níveis de poluição atmosférica. A poluição do ar pode ser definida como presença de matéria ou energia na atmosfera de forma a torná-la imprópria,causar prejuízos aos usos antrópicos,á saúde pública e ao ecossistema natural.
Os poluentes atmosféricos são freqüentemente emitidos em maiores quantidades e presentes com mais freqüência em áreas urbanas poluídas,resultando em concentrações que podem oferecer riscos á saúde pública,á flora e a fauna.
Com a poluição atmosférica cerca de 0,5 a 1 milhão de pessoas morreram anualmente com a exposição a poluição atmosférica,doenças respiratórias e á alta concentração de material particulado em ambientes internos.
Poluentes que apresentam um grande impacto a saúde pública e ocupacional:
Cloro e seus compostos
Partículas de chumbo
Partículas radioativas
Gás sulfídrico
Sulfatos
Fumaças em geral
Mercúrio
Odores em geral
Entre outros No meio ambiente os efeitos fazem com que haja uma destruição no tecido foliar ,clorose ou outra alteração na cor normal das folhas interferindo na capacidade fotossintética,com alterações no crescimento e na produção das plantas,causando impactos para a agricultura,o setor de floricultura, as áreas de proteção ambiental e etc.
Com base em experiências e estudos sobre a questão da poluição atmosférica foi criado um programa sobre o controle da qualidade do ar por veículos automotores o PRONCOVE. Seu efeito na redução dos emissores de poluentes de veículos é importante no controle de qualidade do ar.
O impacto econômico da poluição do ar tem um custo de manutenção de equipamentos que incluem um conjunto de aspectos a serem contabilizados como:
Gastos diretos das indústrias para prevenir e controlar a poluição do ar
Gastos no sistema de saúde em função do aumento de internações,provimentos de