Controle De Qualidade Da Mat Ria Prima
Com a alta competição entre as indústrias para vender seus produtos, elas estão adotando novas táticas para que eles sejam mais valorizados no mercado. O controle de qualidade da matéria-prima é extremamente necessário para esse objetivo, pois com ele, as indústrias controlarão a quantidade de impureza e terão um valor estimado da quantidade de açúcares que serão obtidos.
Várias análises devem ser realizadas, como a de POL, brix, impureza e outras, e para isso deve-se ter os materiais adequados, como sacarímetro, refratômetro e prensa hidráulica. Realizando o processo com total eficiência, a indústria poderá ter os melhores produtos, e consequentemente, valorização no mercado nacional e internacional.
Dois tipos de fatores que afetam a qualidade da matéria-prima, sendo os principais:
Fatores intrínsecos: são os fatores que estão na composição da cana, como teores de sacarose, AR (açúcares redutores), fibras, compostos fenólicos, amido, ácido aconítico e minerais.
Fatores extrínsecos: neste, podemos dividir em materiais estranhos ao colmo (terra, pedra, restos de cultura e plantas invasoras) e compostos produzidos por microrganismos (lignina, polissacarídeos e compostos fenólicos).
2. Objetivo
O trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de análises e equipamentos utilizados para controlar a qualidade da matéria-prima.
3. Análises e equipamentos utilizados no laboratório de PCTS.
A Qualidade da Matéria-Prima inicia-se no campo, uma cana de boa qualidade seguindo os cuidados necessários de manejo e transporte reduz muito a perda de sacarose na indústria e consequentemente aumenta a viabilidade financeira (GOMES, 2014). O ideal seria caminhões fechados para que as canas, sejam elas picadas ou inteiras, não se percam durante o caminho até a indústria.
O caminhão irá seguir para indústria, onde passará pela balança, onde será omitido um boletim para análise (B.A.) e posteriormente, pela sonda, para ser retirada uma amostra da cana.
A sonda pode